quinta-feira, 7 de junho de 2012

O que é o Grupo de Oração


O Grupo de Oração (GO) é um espaço caloroso de oração¹, fundamental na Renovação Carismática Católica. Comumente chamamos de GO o segundo momento da reunião de oração, porém ele se distingue em três momentos importantes: o núcleo, a reunião de oração e o grupo de perseverança².
Por ser uma porta aberta³, constantemente introduz novas pessoas à experiência regeneradora do Batismo no Espírito Santo. Aliás, este é um de seus objetivos principais: levar os que nele participam a abrirem-se a graça de Pentecostes, ou seja, ao contínuo e perene derramar do Espírito Santo.
O Grupo de Oração acomoda-se perfeitamente naquele apelo do beato João Paulo II, quando disse que era preciso redescobrir a presença e a ação do Espírito Santo⁴, pois seus membros veem suas vidas transformadas, renovadas pela ação misteriosa da Pessoa-Dom, o Espírito de Deus. Consequência da abertura de coração à novidade do Espírito.
Como gostamos de denominá-lo, o Grupo de Oração é um tesouro de Deus⁵, onde redescobrimos nossa dignidade de filhos, herdeiros em Jesus Cristo. Celeiro de vocações matrimoniais, sacerdotais e religiosas. Lugar de florescimento de uma humanidade nova, a partir do encontro pessoal com Jesus⁶, o Senhor. No Grupo de Oração exercemos nosso direito natural e batismal de livre associação.⁷

1 – Documento de Aparecida, 362
2 – Apostila III Módulo básico – Grupo de Oração
3 – Cf. Ap 3,8
4 – Tertio millennio adveniente, 45
5 – Apostila I Formação para Coordenadores - Grupo de Oração um Tesouro de Deus.
6 – Sobre isso nos diz o Documento de Aparecida, 226: “Em nossa Igreja devemos oferecer a todos os nossos fiéis um “encontro pessoal com Jesus Cristo”, uma experiência religiosa profunda e intensa, um anúncio kerigmático e o testemunho pessoal dos evangelizadores, que leve a uma conversão pessoal e a uma mudança de vida integral”
7 – Apostolicum Actuositatem, 18

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário